Que protetor solar escolher?
Um protetor solar mineral ou químico? Qual a melhor opção para si e para o meio ambiente? Existe uma grande variedade de protetores solares no mercado. Mas na hora de decidir, só lhe restam duas opções: minerais ou químicos? É sempre necessário usar protetor solar. Por si e pelo meio ambiente. Mas, qual escolher?
Os raios ultravioleta (UV) do sol podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele e câncer de pele. Os protetores solares são produtos cosméticos que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV.
Os protetores solares podem ser divididos em dois tipos principais: minerais e químicos.
Protetores solares minerais
Os protetores solares minerais contêm ingredientes minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco. Esses ingredientes formam uma barreira física na pele que bloqueia os raios UV e reflete a luz para longe da pele.
Os protetores solares minerais são geralmente considerados seguros e eficazes para todos os tipos de pele. Mas, acima de tudo, são ideais para crianças e pessoas com peles sensíveis. Eles também são mais resistentes à água do que os protetores solares químicos.
Protetores solares químicos
Os protetores solares químicos contêm ingredientes que absorvem os raios UV e os transformam em formas inofensivas. São geralmente mais eficazes do que os protetores solares minerais na proteção contra os raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras solares. Eles também são mais leves e podem por isso ser mais fáceis de espalhar do que alguns dos protetores solares minerais.
Eficácia na proteção solar
Protetor solar mineral ou químico? Efeitos colaterais
Os protetores solares minerais são geralmente considerados mais seguros do que os protetores solares químicos. Pelo facto de criarem uma “barreira física” não são absorvidos pela pele, o que pode reduzir o risco de efeitos colaterais. Os protetores solares químicos podem causar irritação na pele para algumas pessoas, especialmente para aquelas com pele sensível. Alguns protetores solares químicos também podem ser absorvidos pela pele, o que pode levantar preocupações sobre o potencial de efeitos colaterais a longo prazo.
Impacto ambiental
Alguns ingredientes dos protetores solares químicos, como oxibenzona e octinoxato, podem ser prejudiciais para o meio ambiente, nomeadamente, o ecossistema marinho e os recifes de coral.
Esses ingredientes podem ser absorvidos pelos organismos marinhos. Podem acumular-se ao longo do tempo e, por consequência, causar danos ao DNA dos corais, contribuindo para o branqueamento dos recifes. Os protetores solares minerais são geralmente considerados mais seguros para o meio ambiente, pois os ingredientes minerais dos protetores solares não são libertados na água.
Conclusão
A melhor opção de protetor solar para si depende das suas necessidades individuais. Se tem uma pele sensível, um protetor solar mineral pode ser a melhor escolha. Por outro lado, promove uma proteção imediata contra os raios UVA e UVB após a sua aplicação. Contrariamente aos protetores solares sintéticos, apenas surtem efeito 30 minutos após a sua aplicação.
Se você está à procura de um protetor solar que seja eficaz na proteção contra os raios UVB, um protetor solar químico pode ser uma opção.
Contudo, os protetores solares minerais são a melhor escolha para quem se preocupa com a proteção do meio ambiente, pois não são absorvidos pela pele e não libertam substâncias químicas no ambiente.
Portanto, a escolha do protetor solar é uma questão de compromisso: a nossa saúde, bem como, a proteção do nosso planeta.
Por fim, é importante lembrar que os protetores solares não são uma proteção completa contra os raios UV. Você deve procurar usar também roupas que o protejam da exposição solar, tal como chapéu e óculos de sol, mesmo ao ar livre.
Porquê escolher protetores solares minerais?
Na My True Bio, só temos Protetores Solares Minerais com certificado biológico.
Acima de tudo, oferecemos aos nossos clientes, opções de marca, que são o melhor compromisso, em entre proteção solar e preservação do ecossistema marinho.
As marcas são a Acorelle, a Alphanova e os Laboratórios de Biarritz, com a sua gama Alga Maris, dão essa garantia.
Protetores solares para bebés e crianças, ou os protetores solares para toda a família?
Fique ainda com alguns conselhos adicionais para escolher o protetor solar certo:
Escolha um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30.
Procure um protetor solar que seja resistente à água e ao suor.
Reaplique o protetor solar a cada duas horas, ou mais frequentemente se estiver nadando ou suando.
Este é em suma, um compromisso que assumimos consigo: pela sua saúde, e pelo nosso planeta.
E VIVA os prazeres do SOL, com toda a segurança!