O que são e para que servem?
As constelações familiares são uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.
Esta abordagem vê a pessoa com tudo o que a compõe, família, experiências vividas, traumas, ciclos que se repetem e padrões de comportamento que elas não sabem explicar, afinal ninguém é uma ilha.
Através de várias dinâmicas, mas principalmente a de grupo, o constelador convida o cliente a de forma objetiva e sucinta (por forma a manter a isenção do constelador) a dizer o seu tema e o que pretende levar dali. A clareza é fundamental para que se maximize o resultado.
No grupo alguns representantes são escolhidos para determinados lugares necessários à constelação do constelado traz.
O constelador então observa as dinâmicas que se estabelecem entre os representantes e, a partir disso, ajuda o cliente a compreender e a resolver questões que o estão afetando.
As constelações familiares logram tratar uma ampla gama de problemas, incluindo:
- Conflitos familiares
- Problemas de relacionamento
- Dificuldades de saúde
- Traumas
- Depressão
- Ansiedade
As constelações familiares são uma abordagem terapêutica eficaz que pode ajudar as pessoas a compreender e a resolver questões que as estão a afetar. Elas podem promover a reconciliação e a harmonia nos relacionamentos familiares, bem como o bem-estar geral da pessoa.
Principais conceitos das constelações familiares
As constelações familiares são baseadas em alguns princípios fundamentais, que são:
- Hierarquia: os membros da família devem ser respeitados na sua ordem de chegada, ou seja, os pais são maiores que os filhos e os avós são maiores que os pais.
- Pertença: todos os membros da família têm o direito a pertencer, independentemente de suas circunstâncias.
- Complemento: cada membro da família tem um papel a desempenhar e esse papel é complementar aos dos outros membros.
- Ordem do amor: o amor deve fluir livremente na família, sem exclusões ou preferências.
Como funcionam as constelações familiares
As constelações familiares são realizadas em grupo, com a presença do constelador e dos representantes. O cliente escolhe os representantes para os membros da sua família e, em seguida, o técnico orienta os representantes para se colocarem em posições que representem as relações entre os membros da família.
A partir da observação das dinâmicas que se estabelecem entre os representantes, o cliente é ajudado a compreender e a resolver questões que o estão a afetar.
Por exemplo, um cliente pode estar a sofrer de depressão. O constelador pode convidar o cliente a representar-se a si mesmo e os seus pais e a partir daí observar as dinâmicas que se estabelecem e, a partir disso, pode ajudar o cliente a compreender o sentimento que ele carrega, para começar a ultrapassá-las.
As constelações familiares podem trazer uma série de benefícios, incluindo:
- Maior compreensão das relações familiares
- Maior aceitação dos membros da família
- Libertação de emoções negativas
- Resolução de problemas
- Melhoria do bem-estar geral
Conclusão
As constelações familiares são um recurso terapêutico poderoso para desvendar e superar obstáculos que a vida nos apresenta. Ao explorar dinâmicas complexas e por vezes ocultas nas relações familiares pode ajudar as pessoas a compreender e a resolver questões que as afetam.
Em suma, podem promover a reconciliação e a harmonia nos relacionamentos familiares, bem como o bem-estar geral da pessoa.
Notas
Acima de tudo é importante que cada um de nós procure o caminho da felicidade, e se sinta bem consigo próprio. Aqui na MyTrueBio, encontra um conjunto dos melhores produtos das marcas de cosmética biológica, que vão permitir cuidar de si e elevar a sua autoestima.
DIREITOS de AUTOR
Artigo escrito pela nossa Guest Blogger Vânia Moreira do website vaniasousamoreira.pt.